segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Aquecimento Global / Urso polar


1-Aquecimento global é a teoria apoiada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) ao qual se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que alegadamente se tem verificado nas décadas mais recentes e há possibilidade da sua continuação durante o corrente século. O fenómeno se manifesta como um problema na temperatura sobre as áreas populosas do Hemisfério Norte, entre Círculo Polar Árctico e Trópico de Câncer. O clima marítimo do Hemisfério Sul é mais estável; embora o aumento do nível médio do mar também o atinge. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos; e este estará em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito Estufa.
Este fenómeno tem ocorrido a uma velocidade tremenda devido ao aumento da poluição no mundo principalmente nos países mais industrializados. Estas causas do aquecimento têm afectado todos os seres vivos. Temos como exemplo o urso polar, que tem afectado o seu habitat. Pois com o aquecimento global as calotes de gelo tem derretido a uma velocidade vertiginosa, causando um transtorno enorme para os ursos pois utilizam as plataformas de gelo para caçar e com o derretimento das mesmas, as distancias entre elas têm aumentado, mesmo sendo os ursos bons nadadores têm os seus limites como é lógico e por vezes afogam-se sem alcançar a plataforma desejada. Podemos concluir isso com base num comentário da fundação David Suzuki que passo a citar:
2- “O derretimento dos gelos marinhos, devido à mudança climática e à falta de acção governamental, colocará em risco a sobrevivência dos ursos polares do Canadá nos próximos 50 anos, alertaram grupos ambientalistas. Rachel Plotkin, analista de políticas de biodiversidade da Fundação David Suzuki, disse à IPS que "a principal ameaça é o derretimento do gelo marinho, que afecta os hábitos de caça e acasalamento dos ursos polares. Isto ocorre muito mais rápido do que o esperado. A viabilidade da espécie é incerta no longo prazo, disse. Dois terços dos ursos polares do mundo estão no Canadá, acrescentou a especialista.”
“Também sofrem com o bioacúmulo de toxinas. O Canadá deve reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa. Mas, há ameaças maiores no horizonte, como o impacto do aumento da navegação que o derretimento do gelo torna possível", alertou Plotkin. "Haverá uma pressão adicional pela exploração de petróleo e gás. O Canadá não reconhece que os ursos polares são uma espécie em perigo. Se o fizer, o governo terá de definir um plano de acção", ressaltou.
Os ursos polares utilizam o gelo marinho como plataforma para a caça de focas. Um atraso no congelamento provoca perdas vitais de reservas de gordura para os períodos de jejum. Isto, por sua vez, afecta a reprodução e a capacidade de gerar leite para os filhotes. A taxa de natalidade já caiu 15%. O governamental Comité sobre o Status da Vida Silvestre em Perigo declarou que os ursos polares são uma espécie que desperta "especial preocupação". O órgão vai preparar um informe que servirá para determinar o grau de perigo em que se encontram os ursos, com base nas tendências, ameaças e projecções. Mas Plotkin alertou que essa avaliação governamental pode adiar até 2010 a implementação de um plano de protecção.”

Podemos ainda comparar com a publicação da WWF, uma organização ambientalista inglesa:
3-“”Com 20-25.000 ursos polares vivem no estado selvagem, a espécie não está ameaçada de extinção, mas seu futuro é longe de certo. Em 1973, o Canadá, os Estados Unidos, Dinamarca, Noruega e da antiga União Soviética assinaram o Acordo Internacional para a Conservação dos Ursos Polares e seu Habitat. Este acordo limita a caça de ursos polares e direcciona cada nação para proteger seus habitats, mas não proteger os ursos contra o maior homem ameaça à sua sobrevivência: as alterações climáticas. Se a tendência actual de aquecimento continuar, sem trégua, os cientistas acreditam que os ursos polares estarão vulneráveis à extinção dentro do próximo século. WWF prevê o financiamento à pesquisa de campo pelos maiores especialistas do mundo sobre os ursos polares para descobrir como a mudança climática afectará o status a longo prazo dos ursos polares. Para saber mais sobre o assunto, leia o relatório do WWF Vanishing Unido: O Reino de fusão do Urso Polar. Relatório da WWF, os ursos polares em risco, fornece uma análise mais detalhada...””

Bibiografia: fontes e Imagens

2- http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://photos.mongabay.com/06/1116gp.jpg&imgrefurl=http://biowilson.blogspot.com/2008/02/alerta-para-os-ursos-polares.html&h=347&w=240&sz=18&tbnid=glV8x3dRC7-DfM:&tbnh=120&tbnw=83&prev=/images%3Fq%3Dursos%2Bpolares&hl=pt-PT&usg=__QWtrMlhO2xTzF-8tSRTu03kFEHE=&ei=P9pAS6uAGoa6jAfHvNWADg&sa=X&oi=image_result&resnum=4&ct=image&ved=0CA0Q9QEwAw
3- http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://photos.mongabay.com/06/1116gp.jpg&imgrefurl=http://biowilson.blogspot.com/2008/02/alerta-para-os-ursos-polares.html&h=347&w=240&sz=18&tbnid=glV8x3dRC7-DfM:&tbnh=120&tbnw=83&prev=/images%3Fq%3Dursos%2Bpolares&hl=pt-PT&usg=__QWtrMlhO2xTzF-8tSRTu03kFEHE=&ei=P9pAS6uAGoa6jAfHvNWADg&sa=X&oi=image_result&resnum=4&ct=image&ved=0CA0Q9QEwAw
1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global

1 comentário:

  1. concordo com a segunda imagem... "save me".
    devemos fazer o possível para evitar o efeito estufa e o quecimento global para diversas especies continuarem habtando o nosso planeta

    ResponderEliminar